PESQUISE

VIDEO

Loading...

TAMO JUNTO

quarta-feira, 16 de abril de 2008

BAGAGEM PARA ESCREVER

O maior problema de todos os cronistas, jornalistas e redatores sempre foi criar textos com autenticidade. Por isso, alguns profissionais buscam referência além das inspirações cotidianas. Os cronistas, por exemplo, muitas vezes trazem em seus textos criações com origem literária.
A importância do conhecimento literário é em muitas vezes interessante. Textos de Camões, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Eça de Queiroz, trazem bastante conteúdo da vida cotidiana em seus parágrafos.
Eu me lembro certa vez, estudando no cursinho, que o meu professor de geografia relatava que em sua época de estudante, quando ainda prestava vestibular, tinha sido um dos primeiros colocados na PUC e na USP e que sempre perguntavam como ele havia conseguido. Sua resposta foi simples e direta "eu leio! "
Em seu relato, afirma que para geografia mesmo, que era a sua área pretendida, ele conseguiu aprender muito nos livros de literatura, Vidas Secas é um bom exemplo " muito sobre geografia está lá." confirma.
O lado bom do jornalista de crônicas, é saber que se pode ir muito mais além do que os meros acontecimentos que ficam só a nossa frente, é possível aprofundar com conteúdo em vocabulário, gírias, semântica e história.
Faça um teste consigo mesmo! Comece a ler assuntos que antes não eram de seu interesse, depois comece a escrever. Logo logo você estará mudando sua forma de escrita!



*Para aqueles com interesse em leitura, irei mostrar aqui alguns livros que li nesses últimos meses e gostei.


MAR MORTO - Jorge Amado
CARMEN - Ruy Castro
CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA - Gabriel Garcia Marquez
ABUSADO - Caco Barcellos
ADMIRÁVEL MUNDO NOVO - Aldous Huxley
O CAMINHO DO GUERREIRO PACÍFICO - Dan Millman
O CORPO NO LIMITE - Kenneth Kamler
GUERRILHA- Carlos Lopes
CONVITE À FILOSOFIA - Marilena Chaui
1001 DISCOS PARA OUVIR ANTES DE MORRER - Robert Dimery
A PRÁTICA DA REPORTAGEM - Ricardo Kotscho
MEMÓRIAS DE ALDENHAM HOUSE - Antonio Callado
O ZEN NAS ARTES MARCIAIS - Joe Hyams
THE TAO OF JEET KUNE DO - Bruce Lee
CASAIS INTELIGENTES ENRIQUECEM JUNTOS - Gustavo Cerbasi

Boa leitura e bons textos!

Nenhum comentário: